Coordenador : Guilherme Bento de Faria Lima
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 388954.2206.223535.07032023
Departamento/Setor: GCO
Área Temática : Comunicação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Agentes locais de Augusto Corrêa-PA, Bragança-PA e proximidades vinculados ao Projeto Rota Turística Amazônia Atlântica e alunos do nível técnico do IFPA do campus de Bragança-PA.
Local de atuação: Universidade Federal Fluminense - UFF - Niterói Fazendo Bacuri e parceiros da Rota Turística Amazônia Atlântica - Augusto Corrêa-PA
Objetivo
Gerais: - Ampliar a visibilidade da Rota Turística Amazônia Atlântica, especialmente na Região Sudeste. - Aumentar a visibilidade dos produtos que são produzidos pelas instituições envolvidas na Rota Turística Amazônia Atlântica. Específicos: - Aumentar o número de seguidores do Instagram da Rota Turística Amazônia Atlântica em 50% em um período de um ano (aumento de, aproximadamente, 2.500 seguidores). - Aumentar o número de postagens do Instagram através da produção de conteúdo audiovisual e elaboração de calendário anual de publicações (elaboração de, aproximadamente, 100 postagens). - Produção de 4 novos episódios para o Podcast Criando memórias – Rota Amazônia Atlântica. - Treinamento e capacitação de agentes locais, através de oficinas realizadas em modalidade remota e material didático em formato digital, para que possam dar continuidade ao trabalho que será desenvolvido. - Possibilidade de elaboração de um documentário apresentando todo o trabalho desenvolvido ao longo do Projeto de Extensão e a relação com a Rota Turística Amazônia Atlântica.
Resumo
O projeto visa a produção de conteúdo audiovisual para dar visibilidade a iniciativas de valorização da Floresta Amazônica e, principalmente, da ação de agentes locais através do compartilhamento da cultura, dos hábitos alimentares, da gastronomia, dos insumos utilizados, do trabalho, do turismo e da experiência de vida compartilhada. Uma das técnicas empregadas no projeto será a utilização de dispositivos móveis e o compartilhamento de informações em redes sociais através de uma perspectiva de marketing de conteúdo como estratégia de ampliação de alcance e visibilidade de iniciativas sustentáveis que visam consumo e produção responsáveis. A troca de experiências entre os alunos de graduação do curso de Comunicação Social da UFF e os agentes locais da região de Augusto Corrêa-PA e Bragança-PA possibilitará crescimento, amadurecimento e ampliação de bagagem cultural para os discentes, bem como oportunidades de aplicação de teorias da Comunicação Social apreendidas no âmbito acadêmico em situações práticas. Os agentes locais, por sua vez, participarão de forma ativa na elaboração, no desenvolvimento e na aplicação de estratégias comunicacionais para tornar seus respectivos trabalhos mais conhecidos, visualmente mais atraentes e comercialmente mais eficientes. Neste sentido, o presente projeto almeja aumentar a visibilidade dos projetos já existentes na região de Augusto Corrêa-PA e Bragança-PA que fomentam a valorização e a preservação da Floresta Amazônica, em âmbito nacional, através de vídeos, áudios e fotografias.